Programação Parceira
O Festival Panorama apoia e investe na programação de dança carioca. Além dos espetáculos e atrações que integram a 25ª edição, fazem parte da nossa Programação Parceira os espetáculos Alla prima, de Tiago Cadete (Portugal/Brasil) e Nas Vizinhanças de Renata, da Pulsar Cia. de Dança (Brasil).
Alla prima
O que Tiago Cadete propõe com Alla prima vem de uma inquietude também perante o silêncio e imobilidade das imagens. O corpo humano, essa espécie de unidade fundamental da produção de imagens no Ocidente, é tanto o enfoque de sua pesquisa enquanto colecionador de imagens, como o instrumento através do qual o próprio corpo do intérprete se colocará perante o público. O seu olhar diz respeito à construção e invenção do Brasil – quais seriam os movimentos e vozes do grande número de imagens que em mais de cinco séculos foram capazes de criar certas ideias sobre o que seria o Brasil, os brasileiros e a brasilidade?
O termo “alla prima”, dentro da prática de pintura, diz respeito a uma técnica em que o artista enfrenta a tela diretamente, aplicando camadas de tinta sem esperar um tempo de secagem, causando uma espécie de sobreposição tanto de cores, quanto de imagens. De modo dialógico, o corpo do artista aqui responde diretamente a uma série de descrições sobre o que poderiam ser estes “corpos brasileiros”. Para além da narrativa histórica eurocêntrica que criou a teoria das três raças no Brasil – onde as populações africanas, europeias e indígenas seriam ingredientes deste caldeirão cultural –, sua anatomia se transforma num receptáculo de múltiplos criadores, culturas, etnias e proposições plásticas. Através desta reencenação que se dá de modo transhistórico entre a visualidade e diferentes descrições orais/verbais, o corpo de Tiago Cadete acaba por desenhar uma nova coreografia deveras distante do samba e da alegria tropical comumente atribuída ao que poderia ser a “cultura brasileira”. De repente os trópicos ficam tristes e algumas das tentativas de colonização do Brasil a partir da imagem vem à tona. Faz-se importante, então, sentir na pele o incômodo dessas poses e constatar que, mais do que uma geografia, o Brasil é um conceito constituído a partir de um corpo fictício que alinhava pedaços esquartejados de muitas vidas silenciadas pelo tempo.
Tiago Cadete nasceu em Portugal e vive entre o Brasil e Portugal. O seu trabalho situase na fronteira entre o Teatro, a Dança e as Artes Visuais. Frequenta o mestrado em artes visuais EBAUFRJ(2015Brasil). Foi bolseiro da GDA Gestão dos Direitos dos Artistas (Portugal) na Pós Graduação em Sistema Laban/Bartenieff Faculdade de dança Angel Vianna/ Laban (2015Brasil). É licenciado em Teatro Ramo Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2009Portugal). Tem o curso Programa Aprofundamento_Criação Artística Escola de Artes Visuais Parque Lage (Brasil2015); tendo realizado ainda workshops com Alfredo Martins, Gustavo Ciríaco, Fernanda Eugénio, João Mota, entre outros. Até hoje o seu trabalho tem sido apresentado em diversos países tais como: Argentina, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, França, México, Portugal, Republica Checa, Romênia, Rússia e Uruguai. Como intérprete trabalhou com os coreógrafos Francisco Camacho/Eira, Carlota Lagido, Sílvia Real, Mariana Tengner Barros, Gustavo Ciríaco, Tino Sehgal e com os encenadores Jorge Silva Melo / Artistas Unidos, João Brites / Teatro O Bando Alfredo Martins /Teatro Meia Volta. Em 2011 participou no projecto europeu de pesquisa e criação de performance com novas tecnologias A.D.A.P.T Advancing Digital Art Performance Tecniques. No cinema trabalhou com Marcelo Gomes, Jorge Silva Melo e Victor Dias Criou os espectáculos “HIGHLIGHT” (2011) “GOLDEN” (2014) e “ALLA PRIMA” (2016) estreados no âmbito do Festival Temps d’Images (Lisboa). Desde 2009 colabora regularmente com Raquel André tendo criado: “NO DIGITAL”, “LAST” e “TURBO_LENTO” com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Dgartes/Governo de Portugal. Colabora regularmente com o Serviço Educativo da Culturgest, destacando a criação da peça “A HISTÓRIA QUE NÃO QUERIA SER LIVRO” (2013) e Por detrás da cortina a caixa mágica criação em colaboração com Leonor Cabral. Prepara actualmente o espectáculo infantil “PANGEIA” com estreia em 2016.
Criação e interpretação: TIAGO CADETE
Consultor história da arte: RAPHAEL FONSECA
Figurinos: CARLOTA LAGIDO
Assistente de projeto: BERNARDO ALMEIDA
Diretor técnico: NUNO PATINHO
Colaboradores Voz-off: PRISCILA MAIA; RAPHAEL FONSECA; RAQUEL ANDRÉ; SUELI DO SACRAMENTO; JONAS ARRABAL; VICTOR DIAS; LAURA ARBEX; FELIPE ABDALA; ISABEL MARTINS; JULIA ARBEX; BRENO DE FARIA; LEANDRA ESPÍRITO SANTO; DANIELA SEIXAS.
Fotos de documentação: VICTOR DIAS
Fotografia de Cena: JOSÉ CARLOS DUARTE E LUÍS MARTINS
Assessoria de imprensa: MAFALDA SIMÕES
Teaser: FRANCISCA MARVÃO E TIAGO CADETE
Residência: CENTRO COREOGRÁFICO DO RIO DE JANEIRO
Acolhimentos: ESCOLA DE MULHERES; ZDB/NEGÓCIO; MALA VOADORA/PORTO
Coprodução: TEMPS D’IMAGES ‘15
Na vizinhança de Renata
Este espetáculo é composto por sete bailarinos: quatro mulheres e três homens. A pesquisa coreográfica se baseia em solos criados por cada intérprete.
Na idéia das vizinhanças surgem as camadas, os contornos, os entornos e as sutilezas. Na pausa, espera e suspensão, temos o vazio, a liberdade, a possibilidade de escuta, a autonomia que se dá na alteridade, onde se descobre que a diferença de cada um se dá no outro. Convivências – Vizinhanças. É desta forma que se materializa o espetáculo Nas Vizinhanças de Renata.
Renata, que na convivência deixou um rastro muito presente pela sua forma de agir e de se mover no mundo.
A Pulsar Cia de Dança, criada há 16 anos, dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e a produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. Desde a sua criação, a Pulsar vem sendo contemplada com diversos prêmios que permitem manter a qualidade e o reconhecimento de seu trabalho nacional e internacional, entre os quais, Fomento às Artes Secretaria Municipal Cultura – RJ – 2016 / 2017, Fomento Viva a Cultura 2015; SMC – Fomento Viva a Arte 2014; Prêmio Klauss Vianna 2013 e 2012 (Circulação / Criação); Fundo de Apoio a Dança FADA – SMC 2011. Em 2009 realizou-se o primeiro Festival Corpos Ímpares através do Edital Caixa Cultural – Apoio a Festivais; e através de Fomentos realizou-se, em 2012, a 2ª edição e em 2015, a 3ª edição. Em 2004, recebeu das mãos do Presidente da República e do Ministro da Cultura, o Prêmio Ordem ao Mérito Cultural. Neste mesmo ano representou a América Latina na Cerimônia de Abertura do Internacional VSA Arts Festival, em Washington – DC – no Kennedy Centre.
Ficha Técnica
Concepção e Direção
Maria Teresa Taquechel y Saiz
Dançarino / Criadores
Andréa Chiesorin
Bruno Alsiv
Elizabeth Caetano
Marianne Panazio
Moira Braga
Raphael Arah
Interprete / Criador / Estagiário
Victor Pesant
Iluminação
Renato Machado
Direção Musical
Bernardo Gebara
Direção de Artes e Cenografia
Maria Célia Salgado
Figurino
Juliana Suassuna – Ateliê Muggia
Assistente de Direção
Johanna Salazar
Ensaiadora
Marianne Panazio
Preparação Corporal
Maria Teresa Taquechel – Feldenkrais e Método Angel Vianna
Virginia Malm – Dinamica muscular e Girotonyc
Professores Convidados
Paulo Mantuano – Contato-Improvisação
Thereza Feitosa – Eutonia
Jorge Albuquerque – Filosofia
James Areas – Filosofia
e
Rogerio Andreolli – Bailarino-criador integrante da Companhia
Designer Gráfico
Tática Propaganda Ltda
Pesquisa de Conteúdos Acessíveis
Andréa Chiesorin e Moira Braga
Assessoria de Imprensa
SPS Comunicação
Captação de Imagem
Davínia Martinez
Fotografia
Sol Ahumada
Coordenação de Produção / Administração
Hólos Consultores Associados
Christina Penna
Patricia Salles
Andreia Weissenberg
Produção Executiva
Lucimar Gonçalves
Assistente de Produção
Leticia Pirmez
Realização
Hólos Consutores Associados e Pulsar Cia. de Dança
Na Vizinhança de Renata – Estreia
19 E 20 NOV 18h
Centro de Artes da Maré – CAM
Alla prima
19 e 20 NOV 21h
21 NOV 20h
R$ 20,00 inteira R$ 10,00 meia
Classificação: 16 anos
Capacidade: 98 lugares
Foto: © CristianoTrad