• Cerca de 10 pessoas estão se apoiando formando uma corrente humana. Elas vestem roupas diferentes entre elas: há pessoas de short, camiseta, calça.

© Victor Martins

BARRICADA | MARCELO EVELIN (PI)

Resultado de residência artística realizada durante o Panorama 30 Anos

O nome barricada refere-se às táticas populares de insurreição que surgiram no século XVI, estruturas únicas e improvisadas que são construídas como um movimento de confronto, mas também funcionam como um espaço de proteção para uma determinada comunidade. Barricada, de Marcelo Evelin, é uma prática coletiva que propõe pensar proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como uma posição política. Uma figura coreográfica na qual um conjunto de corpos encadeados se articula e desarticula para marcar um momento no tempo e no espaço, e questionar noções de autonomia e resistência. Uma arquitetura de corpos firme e porosa, que interrompe fluxos, desloca identidades e fricciona fronteiras. 

Este projeto vem sendo desenvolvido por Evelin e pela Demolition Incorporada, sua plataforma de criação, desde 2019. As apresentações no Panorama contarão com artistas locais previamente selecionados para residência artística com o coreógrafo.

Marcelo Evelin é coreógrafo, pesquisador e intérprete, vive e trabalha entre Amesterdam e Teresina. Estudou dança com Peter Goss, Lila Greene, Mark Tompkins, e Odile Duboc. Nascido em Teresina, chegou em Amesterdam em 1987, onde estudou na Escola de Nova Dança (SNDO), trabalhou com companhias de dança e teatro locais, e, em 1988, foi estagiário no TanzTeatro Wuppertal sob a direção de Pina Bausch. Deu seus primeiros passos como coreógrafo em 1989, dando início à construção de um corpo de trabalho que hoje é composto por mais de 30 peças. Desde 1999, Evelin tem ensinado regularmente na Escola Mime em Amsterdã, onde ele também cria peças e orienta os alunos em seus próprios processos criativos. Em 2006, Evelin fundou, em Teresina, o Núcleo do Dirceu, um coletivo de artistas e plataforma para pesquisa e desenvolvimento das artes cênicas contemporâneas , que coordenou até 2013.

22 jan | 16h

Pilotis do Museu de Arte Moderna (MAM)

(Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo)

Entrada franca

Duração: 50 min

FICHA TÉCNICA

Criação e performance: Marcelo Evelin/Demolition Incorporada com elenco local participante da residência.

Música: “Floresta Amazônica”, de Heitor Villa Lobos, retrabalhada por Sho Takiguchi